A Casa de Repouso Belo Horizonte tem o profissional da Psicogeriatria com o objetivo de auxiliar os aspectos psicológicos e psicopatológicos que surgem com o processo de envelhecimento.
Entre os transtornos mentais mais comuns na velhice, temos a depressão e as demências. A mais conhecida é a Doença de Alzheimer, mas nós temos outros tipos como: a demência mista, a vascular e outras.
O profissional da Casa de repouso Belo Horizonte está habilitado em atuar nas diversas áreas da Psicogeriatria: Psicoterapia, Terapia Comportamental Cognitiva, Psicanálise, Terapia Centrada na Pessoa, ou seja, uma gama de abordagens psicológicas.
O que observamos na psicoterapia com idosos é uma dificuldade em lidar com as limitações advindas com o processo de envelhecimento, de se reconhecer como velho, dificuldade em lidar com a perda, morte, medo de morrer, sensação de impotência por não ter conseguido alcançar as metas que se colocaram ao longo da vida. Existe também uma perda de objetos de investimento e dificuldade de investir em novos objetos.
A tendência do idoso é se voltar para o passado. O trabalho da clínica é, justamente, ressignificar esse passado, de modo que ele possa investir no presente.
Avaliação Neuropsicológica: utiliza de testes específicos para avaliar diversos aspectos da cognição (por exemplo: memória, atenção, linguagem), de modo a estabelecer um perfil de habilidades e dificuldades do paciente. Ela complementa os dados dos exames de imagem.
Entre seus objetivos estão estabelecer um diagnóstico diferencial e o planejamento de um trabalho de reabilitação.
O contato com a Casa de Repouso Belo Horizonte poderá ser realizado pessoalmente, por telefone, e-mail com a administração e gerência.
(031) 3441-6192 (Pampulha)
(031) 3166-6199 (Serra)